Nossos Cursos e Projetos


O diabetes mellitus é um problema de saúde pública que atinge hoje cerca de 336 milhões de pessoas do mundo. Tamanha morbidade justifica um grande investimento na área, incluindo na educação das equipes de saúde para o correto manejo dessa condição. Por isso, anualmente, a Liga Acadêmica de Diabetes dedica-se também ã organização de projetos e cursos com o objetivo de capacitar o profissional de saúde para lidar com o diabetes. Veja em seguida os cursos já organizados pela liga e aguarde os novos que estão por vir!


JADI - Jornada Acadêmica de Diabetes




Realizada nos dias 3 e 4 de junho de 2012, a JADI foi uma jornada que teve como principal objetivo ensinar acadêmicos de diversos cursos da área da saúde, como medicina, nutrição, enfermagem, fisioterapia e educação física e, ao mesmo tempo, envolvê-los na criação de cartilhas educativas e apresentações orais sobre diversos temas relacionados ao diabetes.


Curso de Capacitação e Manejo Clínico do Pé do Diabético

Complicações frequentes dessa doença estão relacionadas ao pé do paciente diabético.
Considerando-se a informação de que os principais fatores de risco envolvidos no aparecimento dessa complicação são a neuropatia diabética, a presença de deformidades, pequenos traumas e a doença arterial periférica, percebemos o impacto que medidas de prevenção, rastreio e o correto manejo clínico do pé do diabético podem exercer na morbidade e mortalidade dessa condição.

Assim surgiu a ideia da criação do "Curso de Capacitação e Manejo Clínico do Pé do Diabético", que teve como objetivos capacitar o profissional de saúde no cuidado com o pé do diabético.


LOCAL: Auditório do Hospital da Unimed
Rua Ponta Porã, 45, N1 - Santa Efigênia
Horário: 18h

Foram oferecidos dois cursos, ambos com duração de dois dias: um teórico e um prático. 
  • Curso teórico: foram ministradas treze palestras durante os dois dias de curso, que abordaram os principais temas sobre o pé do diabético.
  • Curso prático: realizado em quatro salas simultâneas, com número máximo de vinte pessoas por sala. Nele, cada participante colocou em prática os assuntos discutidos durante o curso teórico, além de tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento na área. Foram feitas duas oficinas práticas, uma em cada dia, abordando os seguintes temas: "Oficina prática de avaliação do pé do diabético" e "Curativos: como fazer?". 


Um comentário: