quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Atividade Física: Como começar?


Atividade Física: Como começar?




Atividade física é uma parte decisiva no tratamento de qualquer paciente diabético. Não estamos falando só do quanto ajuda a manter ou perder peso, o exercício é a principal ferramenta para melhorar vários outros aspectos da saúde de uma pessoa diabética: saúde cardíaca e vascular, saúde dos ossos, resistência a infecções, e, principalmente nesse grupo, controle da glicemia (nível de açúcar no sangue).

Com certeza todos já ouviram isso alguma vez, ou até mesmo várias vezes, de sua equipe de saúde. Então porque muitos ainda não encaixaram uma atividade física regular em suas vidas?



"Não tenho tempo para fazer exercícios."

OK, fazer exercícios regularmente vai exigir um tempo que talvez pareça muito a primeira vista, em meio a um dia cheio e estressante, mas será que durante todo um dia você não consegue 30 minutos para se mexer um pouco a mais? Sim! Você só precisa de 30 minutos por dia para começar! 30 minutos de caminhada 5 vezes por semana (ou seja,você pode até não fazer todos os dias da semana no início) já é uma quantidade de exercícios capaz de causar grandes benefícios. E com o tempo, a atividade realizada e torna mais prazerosa, pois faz você se sentir melhor por fora, além de melhorar sua saúde por dentro. Muitas pessoas que começam, logo logo dizem que não querem deixar de se exercitar por nada.



"Eu não gosto de me exercitar."

Se você leva uma vida sedentária, seu corpo se acostuma àquilo e se incomoda se precisa ser mais ativo, mas isso é apenas porque ele não faz ideia do quanto estará melhor, mais ativo, mais forte e mais saudável se for movimentado com mais frequência. O início pode ser mais difícil, mas sempre existem coisas para facilitar o tempo que se investe na atividade: convide amigos para te fazer companhia, ouça uma música que te agrada, vá a algum lugar que te faça sentir melhor, ou mesmo separe esse tempo para aproveitar alguns minutos de tranquilidade, enquanto cuida de sua saúde. E lembre-se, o exercício vai se tornar mais prazeroso para você como tempo.




"Eu não me lembro de fazer exercícios."

Você se lembra dos seus medicamentos? A atividade física é uma parte importante do tratamento do diabetes. Pode ser difícil incluir na rotina no começo, mas existem várias ferramentas para que não chegue o fim do dia e você fique pensando que deveria ter feito algo masa não dá tempo.Colocar os tênis em local visível, para se lembrar que deve usá-los para algo. Marcar horário com outra pessoa, para que ambas se motivem. Colocar lembretes pela casa, pelo trabalho, no celular, para manter isso em mente. Pedir aos familiares para lembrarem e motivarem. Esquematizar uma rotina de se exercitar quando sair do trabalho, para que seja algo diário.Com o tempo o exercício fará parte de sua vida.


Além de ser uma ferramenta de saúde, se exercitar permite que você se sinta melhor, suporte melhor o estresse, te dá mais energia para todas as atividades, ajuda a melhorar o humor, pode permitir contato social ou tempo sozinho, de acordo  com sua preferência.Apenas lembre-se de não exagerar, procure instruções com seu médico ou equipe de saúde, tenha certeza de não exceder a capacidade do seu corpo, usar equipamentos (roupas, calçados, pesos) adequados, manter uma boa alimentação e hidratação antes, durante e depois de se exercitar e sempre se alongar devidamente antes e depois (veja guia abaixo).

Baseado no guia de exercícios do Guia Prático da Associação Norte Americana de Estudo da Obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário