segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Diabetes e Exercício Físico: 13 razões para se MOVIMENTAR!


Como o exercício físico pode ajudar no controle do Diabetes?

A prática da atividade física é um dos pilares no tratamento do diabetes. Isso acontece porque praticar exercícios físicos regularmente gera diversos benefícios ao organismo, além de ajudar a abaixar os níveis de glicose. É isso mesmo, a prática ajuda SIM na diminuição dos níveis de glicose. E, com isso, fica muito mais fácil alcançar as metas do tratamento do diabetes. 

Confira nesse post todas as razões para colocar de uma vez por todas o exercício físico como ALIADO no seu tratamento! 


Efeitos IMEDIATOS do exercício físico:
  • Imagine o seu corpo como uma máquina e, seus músculos, o motor que faz essa máquina funcionar. E como toda máquina, quando em funcionamento (o exercício físico por exemplo), o músculo que está trabalhando precisa de combustível: a GLICOSE. Esta é então retirada do sangue e levada ao músculo, para dar condições para ele funcionar direito. Assim, a atividade física consegue, sozinha, diminuir os níveis de glicose do sangue, sem precisar da ação de insulina.
  • Após cerca de 2 a 72h de exercício físico, há uma maior sensibilidade do corpo à insulina, ou seja, ela consegue funcionar melhor do que o normal.
  • Após o exercício físico há produção das famosas "endorfinas", substâncias produzidas no corpo que geram prazer e bem estar geral. Esse bem estar é tão grande que muitos consideram as endorfinas como um antidepressivo 'natural'. 

Efeitos TARDIOS do exercício físico:
  • Aumento da massa muscular
  • Redução dos níveis de colesterol ruim e aumento do colesterol bom
  • Melhor capacidade do corpo distribuir a glicose
  • Melhoria do humor e pique para as atividades diárias
  • Redução do risco de doenças do coração
  • Controle da pressão
  • Redução de peso

                                Créditos: lululemon athletica



Então, para finalizar, confira aqui 13 razões para se MOVIMENTAR:

1- Diminuição dos níveis de glicemia
2- Melhor ação da insulina
3- Ajuda na perda e manutenção de peso
4- Melhora do humor, combate a ansiedade, cansaço e stress
5- Mais energia e disposição para seu dia a dia
6- Controle da pressão arterial
7- Redução dos níveis de colesterol ruim e aumento do colesterol bom
8- Melhor condicionamento físico
9- Melhora da função cardíaca e respiratória
10- Saúde para os vasos e nervos, prevenindo complicações
11- Regulação do sono
12- Autoimagem positiva, melhora da autoconfiança
13- Sentimento de bem estar


Ah, e é sempre bom lembrar... Antes de iniciar uma atividade física, peça orientação ao seu médico e acompanhamento especializado por um educador físico! 


E aí? Convencidos do quanto fazer atividade física regular é bom?

Então SE LIGA aí na dica: invente, MOVIMENTE, siga em frente!!!! 



                                Créditos: Fotos GOVBA

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Saúde com Ciência: Dr. Rodrigo Fóscolo fala sobre "Resistência à insulina"

Mais uma edição do programa de rádio "Saúde com Ciência", que foi transmitido na sexta-feira, dia 15/11/2013! Desta vez, o Dr. Rodrigo falou sobre a famosa "Resistência a insulina", seus fatores de risco e consequências para o organismo!

Quer saber mais? Aperte o play e fique ligado! 


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Entrevista Saúde com Ciência: Dr. Rodrigo Fóscolo fala sobre Gripe e Diabetes

O "Saúde com Ciência"é um programa de rádio diário, realizado pela Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com as assessorias de comunicação do Hospital das Clínicas e da Escola de Enfermagem, Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina, Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG e Rádio UFMG Educativa.

Nesta quarta-feira, dia 13/11/2013, o Dr. Rodrigo Fóscolo foi convidado a falar sobre Gripe e Diabetes. 

Confiram abaixo a entrevista!  

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dê um passo pelo diabetes

A International Diabetes Federation (IDF) lançou uma campanha para estimular que todos dêem "um passo pelo diabetes". A expressão "dar um passo" remete a atitude de conscientização do diabetes, em que um grupo, comunidade ou pessoa pode contribuir com seu passo ao promover e estimular qualquer iniciativa que melhore a vida das pessoas que tem diabetes. Os passos de cada um sao registrados em uma página, cujo objetivo é atingir 371 milhões de passos, que é o correspondente ao número de pessoas que tem diabetes no mundo.




Vejam abaixo trecho em que o site Dia Mundial do Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes ensina cada um a dar seu passo pelo diabetes:

"
  1. Escolha uma atividade que esteja relacionada com a conscientização da diabetes ou a promoção de estilos de vida saudáveis. Por exemplo:
    • Vestir-se de azul
    • Incluir o pin da diabetes na foto do perfil em redes sociais
    • Coloque um pin em uma personalidade
    • Organizar um evento de conscientização do DMD
    • Organizar um flashmob
    • Formar um círculo humano azul
    • Iluminar um monumento de azul

Para cada atividade será atribuído um número simbólico de 100 a 10.000 passos. Você pode optar por realizar mais de uma atividade e todas as vezes que você desejar. Cada número de passos que você enviar fará parte de um total, que será incluída em uma classificação. Quanto mais alto você estiver na classificação, maior será a visibilidade que você terá na plataforma.
  1. Tente envolver tantas pessoas quanto você possa. Se você participa de alguma associação ou de um grupo oficial, incentive outros membros a participar. Mostre o que você está fazendo (vídeos, fotos, site).
  2. Você pode criar uma conta individual ou de um grupo, no site da Campanha, clicando em “Criar conta” e incluindo os dados necessários. Escolha um nome de usuário e senha para incluir seus passos. Não se esqueça de adicionar uma foto pessoal ou do grupo, ou escolha entre nossos avatares disponíveis.
  3. Envie seus passos completando o formulário online.
  4. Depois de criar sua conta, será enviado um e-mail de confirmação com um link que deverá seguir para incluir seus passos pela primeira vez. Sua conta permanecerá aberta para você continuar incluindo passos no futuro. Os passos enviados também serão exibidos no círculo azul onde você pode ver como tem contribuído para o número total de passos."

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PUC TV fala sobre diabetes e a nova fábrica de insulina


No dia 31/05/2013, a PUC TV fez uma matéria especial sobre o diabetes e convidou o Dr. Rodrigo Fóscolo para falar! Nela você vai aprender um pouquinho sobre o diabetes e vai conhecer a história de Filipe Braga, um jovem que descobriu ter diabetes Tipo 1 há 6 anos. Confiram também um pouco mais sobre a nova fábrica de insulina que será construída em Nova Lima - MG.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Chama a polícia pra eles!! - A história de Jamile Pessoa

Jamile tem diabetes tipo I desde criança e faz acompanhamento no Ambulatório Multidisciplinar de Diabetes do HC-UFMG. Seu tratamento é feito através da "bomba de insulina", um dispositivo que fica conectado ao corpo o tempo inteiro através de um tipo de sensor, e através dele é possível medir as glicemias e injetar insulina conforme programado. Essas glicemias medidas pela

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Comer BEM: arroz doce melhor que o da vovó!!

Mais uma edição do Comer BEM! Deixem seus comentários! 

Arroz Doce

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz cru
- 1 litro de água
- 2 colheres (café) de sal
- 1 unidade de canela em pau

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comer BEM: Vai um beijinho aí?


ü  Vai um beijinho aí? Vejam a deliciosa receita de beijinho que a Carol nos enviou! 

       Beijinho de Coco

Ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de leite em pó desnatado
- ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (chá) de margarina light

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comer BEM: receitas diet deliciosas para um dia-a-dia mais saudável



Aqui vamos passar receitas deliciosas para você que quer se alimentar de forma mais saudável, sem deixar de comer coisas gostosas! Seguem as dicas da Carolina Jovita, aluna do 9°período de nutrição e participante da equipe da Liga de Diabetes! 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Veja aqui os seus direitos sobre o tratamento do diabetes pelo SUS!

O pai de uma criança diabética, a Jujuba, é advogado e escreveu um post muito bom pro blog da filha comentando as leis e os direitos das crianças com diabetes. O mesmo é válido para os adultos. Confira o

segunda-feira, 25 de março de 2013

A HIPOGLICEMIA

Por Dra Janaina Koenen 

Você já se pegou com as mãos suadas, tremendo, muita fome, tonteira ou  mal estar? Alguém já te disse que você ficou esquisito, confuso, irritado sem razão ou com a fala arrastada? Esses podem ser sintomas de hipoglicemia.
Mas o que é HIPOGLICEMIA? Por que ela acontece? Quais podem ser as consequências? Como evitá-la? Qual a melhora forma de tratá-la?
Leia a seguir as dicas pra que você aprenda a lidar com essa situação!

Aprenda a exigir seus direitos!!!

Esta postagem tem como objetivo mostrar o que pode ser feito por todos os diabéticos que dependem do SUS para conseguir suas tiras de glicemia capilar, insulinas, seringas, e não conseguem.

TODOS os pacientes diabéticos são protegidos por lei federal que diz: " Os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar" ( Lei nº 11.347/06) . Porém, não basta esta lei para acharmos que tudo está resolvido. Para que esta Lei seja executada é importante que você fiscalize o administrador público (presidente, governador, prefeito, etc) exigindo que a Lei seja cumprida.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mapa glicêmico: o que é, como fazer e porque fazer?

Você já deve ter ouvido falar diversas vezes no tal "mapa glicêmico". Mas será que você sabe a real importância dele no seu tratamento? Existe uma forma correta de construir um mapa glicêmico? Como interpretá-lo? Aqui vamos tentar esclarecer todas essas dúvidas e passar algumas dicas para você usar daqui pra frente!