quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Atividade Física: Como começar?


Atividade Física: Como começar?




Atividade física é uma parte decisiva no tratamento de qualquer paciente diabético. Não estamos falando só do quanto ajuda a manter ou perder peso, o exercício é a principal ferramenta para melhorar vários outros aspectos da saúde de uma pessoa diabética: saúde cardíaca e vascular, saúde dos ossos, resistência a infecções, e, principalmente nesse grupo, controle da glicemia (nível de açúcar no sangue).

Com certeza todos já ouviram isso alguma vez, ou até mesmo várias vezes, de sua equipe de saúde. Então porque muitos ainda não encaixaram uma atividade física regular em suas vidas?



"Não tenho tempo para fazer exercícios."

OK, fazer exercícios regularmente vai exigir um tempo que talvez pareça muito a primeira vista, em meio a um dia cheio e estressante, mas será que durante todo um dia você não consegue 30 minutos para se mexer um pouco a mais? Sim! Você só precisa de 30 minutos por dia para começar! 30 minutos de caminhada 5 vezes por semana (ou seja,você pode até não fazer todos os dias da semana no início) já é uma quantidade de exercícios capaz de causar grandes benefícios. E com o tempo, a atividade realizada e torna mais prazerosa, pois faz você se sentir melhor por fora, além de melhorar sua saúde por dentro. Muitas pessoas que começam, logo logo dizem que não querem deixar de se exercitar por nada.



"Eu não gosto de me exercitar."

Se você leva uma vida sedentária, seu corpo se acostuma àquilo e se incomoda se precisa ser mais ativo, mas isso é apenas porque ele não faz ideia do quanto estará melhor, mais ativo, mais forte e mais saudável se for movimentado com mais frequência. O início pode ser mais difícil, mas sempre existem coisas para facilitar o tempo que se investe na atividade: convide amigos para te fazer companhia, ouça uma música que te agrada, vá a algum lugar que te faça sentir melhor, ou mesmo separe esse tempo para aproveitar alguns minutos de tranquilidade, enquanto cuida de sua saúde. E lembre-se, o exercício vai se tornar mais prazeroso para você como tempo.




"Eu não me lembro de fazer exercícios."

Você se lembra dos seus medicamentos? A atividade física é uma parte importante do tratamento do diabetes. Pode ser difícil incluir na rotina no começo, mas existem várias ferramentas para que não chegue o fim do dia e você fique pensando que deveria ter feito algo masa não dá tempo.Colocar os tênis em local visível, para se lembrar que deve usá-los para algo. Marcar horário com outra pessoa, para que ambas se motivem. Colocar lembretes pela casa, pelo trabalho, no celular, para manter isso em mente. Pedir aos familiares para lembrarem e motivarem. Esquematizar uma rotina de se exercitar quando sair do trabalho, para que seja algo diário.Com o tempo o exercício fará parte de sua vida.


Além de ser uma ferramenta de saúde, se exercitar permite que você se sinta melhor, suporte melhor o estresse, te dá mais energia para todas as atividades, ajuda a melhorar o humor, pode permitir contato social ou tempo sozinho, de acordo  com sua preferência.Apenas lembre-se de não exagerar, procure instruções com seu médico ou equipe de saúde, tenha certeza de não exceder a capacidade do seu corpo, usar equipamentos (roupas, calçados, pesos) adequados, manter uma boa alimentação e hidratação antes, durante e depois de se exercitar e sempre se alongar devidamente antes e depois (veja guia abaixo).

Baseado no guia de exercícios do Guia Prático da Associação Norte Americana de Estudo da Obesidade

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Você quer emagrecer? Então você pode!


Você quer emagrecer? Então você pode!

Por que emagrecer? Como emagrecer de maneira saudável? Existe algum atalho? Confira nossas dicas!


Saiba mais e entenda o problema!

O que é obesidade?

Obesidade é uma doença causada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. Isso acontece  quando a ingestão é maior do que o gasto de energia, por um tempo prolongado.

Um pouquinho de história...

Na pré-história, os seres humanos se alimentavam principalmente de sementes, raízes, folhas e frutas. Estes alimentos tinham poucas calorias de gorduras e açucares e para ficarmos satisfeitos tínhamos que comer uma boa quantidade. Atualmente a nossa dieta está repleta de açúcares e gorduras, como alimentos industrializados e frituras, que fazem mal para a nossa saúde!
A história nos ensina que para manter a saúde não devemos comer alimentos cheios de calorias que satisfazem rapidamente a fome, como carnes e massas gordas. Uma alimentação equilibrada envolve comer uma grande quantidade e variedade de alimentos que, individualmente, contém poucas calorias, mas juntos tem um maior valor nutritivo.

O que a obesidade pode causar?

Pessoas com excesso de peso têm maior tendência a desenvolver pressão alta, diabetes tipo 2, infarto, colesterol alto, dificuldades respiratórias, depressão e outra centena de doenças. Isso mesmo, MAIS DE CEM doenças! Por isso, cuide-se!


Para emagrecer com saúde, é preciso uma mudança de hábitos:

·      Melhorar a alimentação respeitando os seus instintos – para emagrecer não é preciso passar fome, coma mais de alimentos com menos calorias.
·      Organizar-se e programar quando e o que comer
·      Fazer exercícios físicos – Aumentar o gasto de energia.
·      Identificar questões emocionais que possam estar atrapalhando.

Essa mudança pode ser difícil, mas é muito importante. Fuja de dietas e medicamentos milagrosos! Além de não funcionarem, com o tempo, eles podem prejudicar a sua saúde!

A pressa é inimiga da perfeição - Não coloque metas impossíveis de serem atingidas em curto espaço de tempo. Emagrecer de maneira saudável demanda tempo, paciência e persistência. 


Confira aqui algumas dicas de alimentação para te ajudar:

·      Abuse de verduras e legumes, além de dar satisfação reduzindo a fome, eles são muito nutritivos e contém poucas calorias.
·      Evite a ingestão de grande quantidade de carboidratos em uma mesma refeição. Ex: arroz, macarrão, batata, pão, farofa, mandioca. Prefira as opções integrais, elas melhoram o funcionamento do intestino e diminuem a sensação de fome.
·      Evite alimentos gordurosos como manteiga e frituras. Prefira óleos vegetais, como soja e milho, sempre em pequena quantidade.
·      Troque alguns alimentos pelas suas versões menos calóricas. Prefira leite desnatado ao leite integral, troque doces por frutas na hora da sobremesa, prefira opções “diet” ou “zero”.
·      Beba bastante água, no mínimo 2L por dia. Evite consumir bebidas alcoólicas ou adoçadas com açúcar. É hora de cortar o refrigerante!
·      Se alimente regularmente de 3 em 3 horas, intercalando as refeições principais com pequenos lanches, assim você evita ficar com muita fome e sair comendo tudo o que vê pela frente.
·      Evite tentações! Procure não ter em casa alimentos muito calóricos. Faça uma refeição saudável antes de sair para bares e festas, isso vai te ajudar a resistir às guloseimas desses ambientes.
·      Planeje no inicio o dia o que, quando e como vai comer. Assim, VOCÊ, o principal responsável pela sua alimentação, não será surpreendido pela falta de um alimento saudável e gostoso no seu dia a dia.
Tente montar seu prato dividindo os alimentos dessa maneira!

Seja ativo!
 
·      Mexa-se! Faça pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas e não passe muito tempo em frente à televisão.
·      É indicado que se ganhe massa magra com os exercícios, pois ela é responsável pelo gasto de até 80% de energia do corpo e atua ajudando a emagrecer.
·      Participar de grupos de ajuda é uma boa maneira de receber um incentivo de pessoas que passam ou já passaram pelo mesmo problema que você. Pense: “se eles conseguiram, eu também conseguirei!


E lembre sempre...

O acompanhamento multiprofissional é imprescindível! Médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos – além do incentivo e da ajuda com as mudanças nos hábitos, são eles que vão acompanhar o seu progresso, respondendo suas dúvidas e cuidando para que você emagreça com saúde.




Autoria:  Ana Carolina Guedes, Ana Luiza Ciminelli, Andrezza Dambroz, Camila Lara Rocha, Diego Peixoto, Driely Ferreira, Eduardo Campanati, Francisco Silva Júnior, Gabriela Pinheiro.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bastos Fóscolo
Cartilha gerada como produto final da I JADI – Jornada Acadêmica de Diabetes 2012. Organização da Jornada: Liga Acadêmica de diabetes.
Coordenador: Rodrigo Bastos Fóscolo.
Co-coordenadora: Ann Kristine Jansen.
Integrantes: Bruna  Polônio Teixeira, Danielle marques Bicalho, Diogo  Barbalho Cardoso e Moacir  Rodrigues júnior.